MÊS DA ASA

Base Aérea de Manaus reúne 78 mil pessoas no Domingo Aéreo 2023

Evento foi realizado no dia 1º de outubro
Publicada em: 15/10/2023 09:00
Imprimir
Fonte: Tenenetes Dantoniele e Januári; Sargento Soraya
Edição: Agência Força Aérea

A Base Aérea de Manaus (BAMN) realizou, no dia 1º de outubro, o tradicional Domingo Aéreo, reunindo cerca de 78 mil pessoas, que prestigiaram uma programação repleta de atrações aéreas, paraquedismo, aeromodelismo, ações cívico-sociais, além de espetáculos culturais e folclóricas da Região Amazônica. O evento sem fins lucrativos tem por objetivo estreitar os laços entre as organizações militares locais e a população de Manaus (AM), e arrecadou 6,5 toneladas de alimentos não perecíveis.

A edição deste ano integra as comemorações dos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, bem como ao "Mês da Asa", alusivo ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, enalteceu a importância do Domingo Aéreo para a aproximação entre a FAB e a população.

“Trata-se de uma oportunidade em que conseguimos nos aproximar com a sociedade. Em cada demonstração e em cada aeronave, há uma equipe de militares para explicar o funcionamento e os benefícios dela para a população. Esse preparo que a Base Aérea de Manaus tem para abrir seus portões exige um planejamento porque precisamos propiciar conforto e qualidade para as pessoas que vêm nos visitar”, afirmou.

Durante todo o dia, os visitantes acompanharam diversas atrações, como a apresentação dos Paraquedistas da Confederação Brasileira no Estado do Amazonas, Paraquedistas da 3ª Companhia de Forças Especiais, demonstração aérea da Esquadrilha FOX, exercícios operacionais realizados pelo Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8° GAV) - Esquadrão Harpia, além de inúmeros atendimentos de ações cívico-sociais.

O público pôde apreciar a exposição de diversas aeronaves, com destaque para o KC-390 Millennium. Também estiveram presentes as aeronaves das Unidades Aéreas sediadas na BAMN: C-105 Amazonas, C-97 Brasília, C-98 Grand Caravan e H-60 Black Hawk. Além dessas, o Exército Brasileiro participou com os helicópteros HM-1 Pantera e HM-3 Cougar, e a empresa aérea Azul Conecta, que exibiu sua aeronave Cessna 208 Grand Caravan e distribuiu kits a crianças durante a visitação.

Para a assistente administrativa Suzana Mendes de Carvalho Pereira, o Domingo Aéreo foi um dia de muitos conhecimentos e lazer. “Estou muito feliz de poder vivenciar esse momento na Base Aérea de Manaus. Foi um evento maravilhoso, rico em atrações, ensinamentos e de muita diversão. Conhecer mais da atuação da Força Aérea Brasileira, através das demonstrações aéreas e das exposições, enquanto nos divertimos com as atrações culturais, foi muito marcante para mim”, afirmou.

Ações Cívico-Sociais

Nesta edição, foi realizada uma ampla parceria com instituições governamentais, possibilitando uma marca expressiva de 1.045 atendimentos ao público.

Foram 412 atendimentos nas áreas de estética facial, barbearia e corte feminino, pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM). A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC) atendeu a 105 casos, entre eles orientações jurídicas, psicológicas e sociais sobre Direitos da Mulher, Orientações para Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Pessoas com Deficiência e Idosos.

Já a Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS) realizou 20 atendimentos sobre o Crédito Rosa, programa que atende a capital e o interior amazonense, visando estimular a autonomia e a emancipação da mulher empreendedora. Ademais, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) atendeu a 200 pessoas em serviços odontológicos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), consulta em enfermagem, dispensação de medicamentos e orientações gerais. Por fim, a Justiça Itinerante atendeu a 239 pessoas com orientações jurídicas, emissões de Ofícios para registro civil e encaminhamentos para a Defensoria Pública do Estado do Amazonas.

Esquadrilha FOX

Um dos momentos mais aguardados pelo público foi a demonstração aérea da Esquadrilha FOX. No espetáculo, os  pilotos encantaram o público com manobras e diversas acrobacias em voo de formação. O auge da apresentação se deu com um coração formado nos céus, simbolizando a união e a fraternidade.

O espectador Daniel Alves de Lima destacou a emoção de assistir a uma demonstração aérea. “É fascinante ver as acrobacias nos céus e como as aeronaves voam tão próximas. É a primeira vez que participo com minha família e estou muito feliz por presenciar todo esse espetáculo”, disse.

O Comandante da BAMN, Coronel Aviador Lázaro de Andrade Stallone, destacou a finalidade da Organização Militar ao realizar uma atividade como o Domingo Aéreo. “O objetivo é divulgar a missão e a atividade da Força Aérea e da Aeronáutica de forma geral, além de motivar e estimular o interesse da sociedade, principalmente nos jovens e crianças pela Aeronáutica, bem como reforçar o relacionamento com a comunidade e a população de Manaus, do Amazonas e da Amazônia”, disse o Oficial.

Fotos: BAMN

imagens/original/46351/GUI05006.jpg
imagens/original/46351/GUI05300.jpg
imagens/original/46351/GUI05300.jpg
imagens/original/46351/GUI05413.jpg
imagens/original/46351/IMG_0101.JPG
imagens/original/46351/IMG_0103.JPG
imagens/original/46351/IMG_7519.JPG
imagens/original/46351/IMG_7614.JPG
imagens/original/46351/IMG_7617_min.JPG
imagens/original/46351/IMG_7853.JPG
imagens/original/46351/IMG_8072.png
imagens/original/46351/IMG_8093_min.JPG